​Terceira semana de viagem

​Veículos e homens da Overland 12 enfrentam e superam as dificuldades da última etapa no insidioso deserto da Mauritânia.

Graças ao excelente desempenho dos veículos IVECO, em conjunto com a experiência da equipa, o Daily 4x4 foi libertado das areias depois de se ter atascado naquele terreno e, assim sendo, 25 dias depois da partida, a expedição Overland 12 atinge o Mali.

Trata-se de um dos mais pobres do mundo, registando, infelizmente, dois recordes negativos: o da mortalidade infantil e o do analfabetismo.

Em Timbuktu, a equipa pôde aproveitar o dia de paragem programada para realizar a manutenção dos veículos para visitar esta antiga cidade. Famosa por suas construções em barro e declarada Património Mundial pela UNESCO, é um dos lugares mais fascinantes de todo o continente Africano.

No dia seguinte, a caravana laranja cruza o grande rio Níger. Duas barcaças, de aspecto abandonado, transportam os veículos de uma margem para a outra. É grande a preocupação no seio da equipa quando chega a vez dos veículos pesados: o “Musoni” e o Trakker.

Continuando pelas raquíticas faixas de areia, a expedição entra na terra dos Dogon, etnia residente do Mali, conhecida por suas danças e suas máscaras, e os veículos da Overland 12 concluem com êxito a difícil subida de Durogon, em direcção a Mopti, o porto comercial mais importante de todo o país, chamado de Veneza do Mali, com as suas três ilhas no leito do rio Níger.

A partir de Mopti e sob um sol abrasador, após uma hábil travessia do rio Bani e da antiga cidade de Djenné, a caravana IVECO continua a sua viagem para a capital do Mali, Bamako.

Web Part Error: A Web Part or Web Form Control on this Page cannot be displayed or imported. The type could not be found or it is not registered as safe. Correlation ID: 485c869e-a928-8089-73e1-a4f76edbacc4.