Após 72 dias de expedição e 20.000 km percorridos, a Overland 12 alcança a Namíbia, um dos Estados a Sul de África.
Este país é famoso pelas suas belezas naturais, bem como pela perigosa e inacessível Costa dos Esqueletos, as altíssimas dunas de areia do Sossusvlei e o árido deserto de Kalahari, terra do antigo povo nómada Bosquimanos.
Antes de chegar a Namíbia, o Overland atravessou Angola e para atingir a sua capital, Luanda, a caravana laranja teve de defrontar aqueles que foram os três dias mais duros e difíceis desde a saída de Turim.
O que no mapa parecia ser um troço relativamente fácil era, na verdade, um caminho inexistente através da floresta. Sem nenhum ponto de referência e sem qualquer indicação de por onde seguir, a equipa Overland demorou várias horas a percorrer pouquíssimos quilómetros, enquanto os veículos enfrentavam zonas de inclinação de 70%, em permamente risco de tombar.
Graças ao esforço e à coragem dos homens e a um desempenho excepcional e à resistência dos veículos IVECO, a expedição continuou a avançar, ultrapassando estas dificuldades aparentemente insuperáveis.
Sem nunca se render, sem nunca parar: Este é o verdadeiro espírito Overland.
Espírito que também se pode traduzir num conjunto de números verdadeiramente surpreendente. O projecto Overland, nesta sua 12ª edição, iniciou-se em 1995 com o objectivo ambicioso de se realizar uma volta ao mundo com os camiões IVECO cor-de-laranja, desenhando um retrato do nosso planeta e explorando os seus locais mais remotos:
mais de 270.000 km percorridos (igual a quase 7 voltas à circunferência da terra)
4 continentes atravessados (Europa, América, Asia e África)
122 países visitados
11 expedições completadas
1.145 dias de viaje, ou seja, mais de 3 anos
115 episódios transmitidos no canal RaiUno
A seguinte e importante meta que a Overland 12 alcançará nos próximos dias, tendo em conta que, nesta altura, já quase se encontram no equador da actual expedição, é a África do Sil, país que albergará, em Junho, o Campeonato do Mundo de Futebol.