​Sétima semana de viagem

​Após 51 dias e mais de 14.000 km, a expedição Overland 12 chega aos Camarões e à zona geográfica da África Equatorial. Antes disso, a expedição atravessou o Benin e a Nigéria.

A breve incursão pelo Benin, de aproximadamente 100 km, faz-se sem problemas e por boas estradas asfaltadas. Na fronteira com a Nigéria, no entanto, regista-se uma longa espera e um cansativo debate antes que se possa prosseguir, protegida por uma escolta armada, para a cidade nigeriana de Lagos. Na metrópole, o mais populoso de todo o continente Africano, a situação de segurança é extremamente precária por causa da alta taxa de criminalidade.

Durante esta etapa, a equipa da Overland abordou a nova empresa concessionária da IVECO em Lagos, submetendo os veículos da expedição a uma cuidadosa revisão técnica, enquanto a coluna humana deu o seu apoio a iniciativas de promoção da empresa concessionária e patrocinou uma equipa de futebol juvenil local.

A caravana laranja partiu depois para os Camarões, atravessando bairros que provocaram um enorme impacto pelas paupérrimas condições de vida dos seus habitantes. Já perto da fronteira enfrentaram-se momentos de muito medo e apreensão quando a expedição, apesar da escolta armada, se vê obrigada a mudar rapidamente de pista para evitar os combates entre rebeldes e as forças governamentais.

Esta triste realidade, recorrente nas zonas atravessadas nos dias que correm pela expedição Overland 12, coloca os participantes em contacto com os refugiados que, abandonam as casas onde vivem, fugindo das zonas de combate.

A partir dos Camarões, a expedição prossegue rumo ao Gabão e ao Congo, embrenhando-se nas selvas equatoriais, onde as vias de comunicação praticamente não existem: os veículos IVECO e o pessoal da equipa estão preparados para enfrentar este novo repto com o objectivo de alcançar as metas definidas com a energia e a vontade que até agora a tem caracterizado.

Web Part Error: A Web Part or Web Form Control on this Page cannot be displayed or imported. The type could not be found or it is not registered as safe. Correlation ID: c1e1aa9e-d91a-8089-37b2-ce6bcd7267fb.