Comunicati Stampa

Iveco Capital comemora primeiro ano de atividades
Braço financeiro da montadora completa um ano e conquista cada vez mais clientes.
 

Há um ano a Iveco criou um banco próprio para oferecer um canal de financiamento exclusivo aos seus clientes, com as melhores condições do mercado.  De lá para cá, o banco Iveco Capital - divisão de negócios do Banco Fidis, empresa do Grupo Fiat - tem contribuído decisivamente para que a Iveco mantenha sua posição no mercado brasileiro, atendendo à demanda da rede de concessionárias e, principalmente, criando alternativas de financiamentos customizadas, que também aumentam a fidelização dos clientes. Com apenas 12 meses de atuação, a participação da instituição financeira nas vendas totais da montadora já chegou a 25%.
 

Jucivaldo Feitosa, gerente de vendas e marketing do Banco Iveco Capital, explica que, em momentos de crise e escassez de recursos, ações conjuntas entre a instituição financeira, a montadora e a rede de concessionárias são fundamentais para fortalecer os negócios. "Nesse sentido, foram criadas campanhas com taxas de juros e prazos diferenciados do mercado para o seu portfólio de produtos. A instituição também criou divisões específicas de negócios e desenvolveu projetos de treinamento dos revendedores, com o objetivo de atrair e fidelizar clientes".
 

A campanha mais atrativa atualmente é a de Finame com taxa de 0,69%. Segundo Feitosa, a estratégia para se conseguir uma taxa tão atrativa é uma equipe enxuta que permite operar com margens mais baixas do que a concorrência, além da parceria estabelecida com a Iveco, que subsidia parte do custo. Mesmo após um ano de atividades, a taxa aplicada pelo Iveco Capital nessa operação continua igual. A campanha engloba todos os modelos zero quilômetro da marca.
 

Para atingir participação média em torno de 30% no total das vendas da montadora até o fim de 2009, o Iveco Capital também passou a oferecer, a partir de abril deste ano, a operação de leasing. Além do Finame e Leasing, o Iveco Capital também trabalha desde março com o CDC, o financiamento de veículos usados da marca, além da modalidade Pró Caminhoneiro, destinada aos autônomos. Essa última operação, também do Finame, é ofertada pelo Iveco Capital desde o início de suas operações, por ser um importante canal de vendas de veículos da marca para o profissional autônomo, com condições especiais de pagamento e incentivo à renovação de frota.
 

Com as novas medidas anunciadas pelo governo, o prazo de financiamento para o Pró Caminhoneiro foi dilatado de 84 para 96 meses.  Além disso, os caminhoneiros podem financiar veículos usados com até 15 anos,  sendo que antes o financiamento só era possível para caminhões em no máximo oito anos.


“Este pacote de medidas vai contribuir positivamente para a aceleração das vendas de caminhões no País. Primeiro porque facilitam todo o sistema de crédito e segundo porque não é de hoje que o Brasil apresenta uma demanda reprimida por caminhões", acrescenta Feitosa.  
 
Entre as medidas do Iveco Capital para incremento das vendas está previsto para setembro a abertura de uma linha de crédito para financiamento de peças e serviços de valor agregado, como por exemplo, motor + caixa de marcha, ou mesmo cabines, além de serviços como a reforma completa de um caminhão que teve um acidente e não estava coberto pelo seguro etc. “Isso colaborará muito com nossos clientes nos serviços de pós-venda e manutenção de seus veículos”, diz Feitosa.
 

Desde o início de suas atividades, o Iveco Capital viabilizou a compra de 1.649 veículos novos e as primeiras unidades de usados financiados da marca. Atualmente 28% das operações são feitas via CDC, 67% por meio do Finame e 5% para o Leasing. Além de sua equipe fixa locada em Betim, MG, a instituição emprega também 16 consultores de financiamento que prestam atendimento à rede de concessionárias, que são responsáveis por apresentar aos clientes todas as opções de financiamento do Banco.