Comunicati Stampa

Alfredo Altavilla é nomeado CEO da Iveco
Alfredo Altavilla é nomeado CEO da Iveco em substituição a Paolo Monferino, que deixa o Grupo Fiat para assumir o papel de Diretor de Saúde da Região de Piemonte, na Itália.
 

Sergio Marchionne, CEO da Fiat, fez o seguinte comentário: "Eu gostaria de agradecer a Paolo Monferino pessoalmente e em nome do Grupo, por seus excelentes serviços para Fiat nos últimos anos. Entre os   papeis que desempenhou, ele sempre se distinguiu pela sua dedicação, rigor e sagacidade. Estas qualidades foram importantes para a integração entre a Case e a New Holland e para o retorno da Iveco ao mais alto nível de competitividade no setor de caminhões e veículos comerciais no mundo.Eu estou desapontado que ele esteja deixando o Grupo Fiat, mas tenho o prazer de reconhecer que o sistema de saúde pública de Piemonte irá lucrar muito com sua experiência, sua capacidade de planejar e gerenciar, além de suas grandes qualidades humanas, em benefício da comunidade como um todo.
Além de felicitar Paolo em seu novo compromisso, desejo-lhe o melhor para o futuro, tanto pessoal quanto profissional”.


 
Alfredo Altavilla
 

Nascido na cidade italiana de Taranto, em 1963, graduado em Economia, iniciou sua carreira na Universidade Católica de Milão como professor assistente.
 

Em 1990, foi contratado pela Fiat Auto, onde trabalhou inicialmente na área de novas parcerias e operações internacionais, como parte das atividades de desenvolvimento de produto e mercado.


Em 1995 foi nomeado chefe da Fiat Auto, em Pequim, e em 1999, chefe das atividades da Ásia. A partir de 2001 trabalhou no desenvolvimento de novos negócios, tendo em 2002 coordenado as atividades relacionadas à aliança com a General Motors, e a partir de 2004 passado a gerenciar a área de alianças da companhia.
 
Em setembro de 2004 foi nomeado presidente da FGP (Fiat / GMPowertrain JV) e Vice-Presidente Sênior de Desenvolvimento de Negócios da Fiat Auto. Em julho de 2005 tornou-se CEO da TOFAS, joint-venture entre a Fiat Auto e a Koç Holding, cotada na Bolsa de Istambul por manter a responsabilidade para o Desenvolvimento Empresarial.
 

A partir de Novembro de 2006, passou a atuar como CEO da FPT - Fiat Powertrain Tecnologias, fazendo parte do Grupo Executivo do Conselho (GEC), do Grupo Fiat. Em julho de 2009 entrou para o Conselho de Administração do Grupo Chrysler LLC, sendo nomeado em Outubro para ser o Vice-Presidente Executivo de Negócios e Desenvolvimento do Grupo Fiat.