Comunicati Stampa

Iveco vende primeiro lote de Daily com airbag e freios ABS
Pela primeira vez no Brasil, a Iveco comercializou um lote de veículos Daily equipados com freios ABS (antitravamento) e AIRBAG para proteção do motorista. O negócio foi fechado com a Souza Cruz e envolve 31 unidades do modelo Daily 35S14 Gran Furgone e 13 unidades do modelo Daily 55C16 Maxi Furgone, que serão utilizados nas operações de entrega nas centrais de abastecimento da empresa, espalhadas por todo Brasil, atendendo cerca de 4.000 pontos de varejo. Os Iveco Daily da Souza Cruz deverão rodar em media 3mil quilômetros por mês.
 

Disponíveis na linha Iveco Daily desde seu lançamento no Brasil, os freios ABS e air bag constaram de pedido específico do cliente, que tem a segurança como base de sua política de transportes. “Buscamos a integridade e bem estar dos motoristas, que recebem veículos com alta dirigibilidade e cursos de direção preventiva“, explica Elfio Neto, gerente de nacional de Transportes da Souza Cruz. “O Daily também foi escolhido por ser robusto, com grande capacidade de carga e resistência mecânica, itens essenciais para a produtividade das operações”.
 

Marcelo Motta, engenheiro responsável pela plataforma de caminhões leves da Iveco no Brasil, diz que o sistema ABS não é obrigatório no Brasil, mas suas vantagens são inquestionáveis. “O freio ABS oferece maior segurança ao motorista, pois diminui a distância percorrida pelo veículo no momento da frenagem brusca até a parada total, além de proporcionar maior estabilidade e dirigibilidade no caso de pistas molhadas, curvas e descidas”. Em asfalto molhado, a distância de frenagem é reduzida em até 30% se comparada aos sistemas de freio convencionais, segundo ele.
 

Segundo Alessandro Depetris, responsável por homologação de produtos da Iveco, a utilização do air bag já está valendo, pois o Contran – Conselho Nacional de Trânsito - publicou a Resolução n° 311/09 que prevê um cronograma de instalação do airbag duplo em automóveis (M1) e em veículos comerciais derivados de automóveis (N1), com prazo de cinco anos.


A resolução n.º 312 prevê a adoção do freio ABS a partir 2014.
A implantação dos freios será feita aos poucos até abranger todos os veículos, incluindo comerciais leves.  A partir de 2014, eles só receberão o licenciamento se tiverem o dispositivo. O prazo passará a valer após a estipulação das especificações técnicas da lei por parte do CONTRAN. Atualmente, o Código Brasileiro de Trânsito estabelece como equipamentos obrigatórios para os veículos o encosto de cabeça, cinto de segurança e o dispositivo destinado ao controle de emissão de gases poluentes e de ruídos.
 

Máxima segurança e estabilidade

Os freios ABS fazem grande diferença em termos de segurança, afirma o engenheiro Motta. “Em veículos sem ABS, uma frenagem brusca pode provocar o travamento da roda e a perda de aderência dos pneus com o asfalto, o que resulta na perda do controle de direção e da estabilidade do veículo. Com o freio ABS os sensores de monitoramento de velocidade, instalados nas quatro rodas do veículo, evitam qualquer ameaça de bloqueio, disponibilizando sempre o equilíbrio entre a máxima força de frenagem e a distância de parada do veículo, além de melhorar a estabilidade nesta circunstâncias”.


De acordo com Motta, a versão ABS utilizada pela Iveco é a Centralina 8.0 da Bosch, uma das mais eficientes disponíveis no mercado, que somada à suspensão dianteira independente, oferecida para toda a família Daily, proporciona estabilidade e controle plenos do veículo nas mais criticas condições de aplicação. “O equipamento torna o Iveco Daily um dos comerciais leves mais seguros do mercado”, afirma.

 

Detalhes da venda

Lote: 31 unidades do modelo Daily 35S14 Gran Furgone e 13 unidades do modelo Daily 55C16 Maxi Furgone, totalizando 44 veículos;

Objetivo: para operações de entrega nas centrais de abastecimento da empresa, distribuídas por todo Brasil.


Freios ABS e airbag: Foram um pedido específico do cliente que tem a segurança como base de sua política de transportes. Os itens são opcionais e estão disponíveis desde o lançamento do produto.


Por que o Daily? Por ser robusto, com grande capacidade de carga e resistência mecânica, itens essenciais para a produtividade das operações.
 

Vantagens do freio ABS

- Diminui a distância percorrida pelo veículo no momento da frenagem brusca até a parada total;
- Proporciona maior estabilidade e dirigibilidade no caso de pistas molhadas, curvas e descidas;
- Em asfalto molhado, consegue reduzir em até 30% a distância de frenagem com relação aos sistemas convencionais;
- A implantação dos freios ABS será obrigatória a partir de 2014 no Brasil.