Comunicati Stampa

Iveco Daily 70C16 nas transmissões digitais da Globo Minas
As transmissões ao vivo da Rede Globo Minas, comuns em jogos de futebol e eventos como o Axé e o Pop Rock Brasil, ganharam um importante aliado. Por suas características de robustez e economia, o IVECO Daily 70C16 foi o modelo escolhido pela emissora para dois dos mais importantes veículos de sua frota, os de transmissão HD (alta definição) via satélite e via rádio de comunicação digital. O primeiro já circula desde o final de 2008 e o segundo vai ganhar as ruas a partir do dia 1º de julho.


Os dois veículos são fruto de um projeto inovador da área de Engenharia da emissora. A intenção foi substituir os antigos furgões utilizados para transmissões por caminhões cabine-carroceria. Dessa forma, o investimento feito na adaptação das carrocerias às necessidades da emissora não é perdido quando chega o momento de renovar a frota. “Não existe no país outro caminhão para geração via satélite como este com que estamos trabalhando”, afirma o diretor de Engenharia da Globo Minas e responsável pelo projeto, Eduardo Siquara de Souza.


Segundo ele, só neste modelo a Globo investiu R$ 1 milhão, fora o valor do IVECO Daily. O caminhão faz entre duas e três saídas diárias para atender às demandas da área de jornalismo da emissora. Na pauta, além de coberturas na capital, estão viagens por todo o interior do Estado e inclusive empréstimos para outras afiliadas da Rede Globo no país.


Em seu interior, leva equipamentos de última geração que garantem a transmissão digital dos eventos para qualquer ponto do país. A confiabilidade do veículo, de acordo com Siquara, foi um dos motivadores da opção pelo Daily 70C16. “Eu, particularmente, gosto muito do visual deles, mas se for resumir o caminhão IVECO em uma palavra, do ponto de vista da engenharia, a palavra é confiabilidade. Afinal, nossos caminhões têm que chegar ao local de cobertura dos eventos, independente da estrada e das condições do tempo”, diz.


As novas aquisições da frota da Globo Minas não foram aprovadas só pela Engenharia. Motorista da empresa há 23 anos, Geraldo Magela De Martin Guedes endossa a escolha. “Ele tem uma direção macia, boa visibilidade e torque. É um carro que desenvolve e que atende completamente à nossa demanda“, avalia. O gerente de Manutenção e responsável pelas gravações externas, João Marcos Rocha, também tem elogios ao modelo. “Foram testados vários carros, mas optamos pela IVECO por ser uma marca conhecida e por produzir veículos de resistência e qualidade”, diz.


Os IVECO Daily 70C16 não são os únicos modelo da montadora a serviço da emissora. Dois caminhões semi-pesados IVECO Eurocargo adquiridos em 2008 são utilizados para transmissão digital de eventos, um como unidade de apoio e outro como gerador de energia. O primeiro tem 11 metros de carroceria e transporta todos os equipamentos não fixos necessários para trabalhos de gravação externa, 90% deles ao vivo. São vários quilos de fios, câmeras, tripés e microfones. O segundo é fruto de um projeto sem similar entre as emissoras de televisão no país. Com um investimento de R$ 400 mil, carrega um gerador de 250 KVAs de potência, capaz, segundo o supervisor de Operações da Globo Minas, Armínio Paranhos, de abastecer uma cidade de 3.000 habitantes. “Esse caminhão gerador é uma central de energia. E só a Globo Minas tem”, diz.


Edson Siquara explica que a relação da Globo Minas com a IVECO começou quando a emissora buscava a solução de transporte de recursos de transmissão que fosse a mais adequada para viagens longas e estradas ruins, cenário da malha rodoviária mineira. Além dos dois IVECO Daily 70C16 e dos dois IVECO Eurocargo, a emissora tem outro veículo da família Daily, um furgão que foi o primeiro a ser comprado e que hoje é usado pelo Departamento de Comunicação da emissora. Segundo Siquara, a relação tende a se tornar cada vez maior, visto que nenhum dos carros apresentou problema, quesito importante para uma emissora de televisão que não pode deixar de levar um programa ao ar.


IVECO DAILY 70C16

O caminhão leve IVECO Daily 70C16 foi lançado em 2008 pela Iveco para disputar o mercado brasileiro na faixa de 7 toneladas de Peso Bruto Total (PBT). Inexistente na linha Daily européia, foi desenvolvido exclusivamente no Brasil, exemplificando mais uma vez a capacidade da IVECO de criar novos produtos para os mercados brasileiro e latino-americano. Seu desenvolvimento durou 9 meses e consumiu 25 mil horas/homem de trabalho e foi feito no Centro de Desenvolvimento de Produto da IVECO, em Sete Lagoas. Foram construídos 10 protótipos, que rodaram 225.000 quilômetros em testes de durabilidade em percurso severo, cumpriram 3.500 ciclos em pistas especiais para validação estrutural e realizaram outros 350.000 quilômetros em provas de durabilidade de componentes em diversos tipos de rotas.
Com rodado traseiro duplo e duas opções de distância entreeixos (3.450 e 3.750 mm), o modelo traz da família Daily a extrema robustez estrutural aliada ao peso veicular reduzido. Vazio, o IVECO Daily 70C16 pesa cerca de meia tonelada a menos que seus concorrentes. Isso significa que, dentro do limite de PBT total, ele transporta entre 7% e 11% mais carga que seus concorrentes diretos (chegando a 430 Kg a mais de carga no melhor caso). O modelo IVECO pode carregar até 4.285 Kg de carga útil.


Em novembro de 2008, o IVECO Daily 70C16 recebeu o Prêmio Autodata na categoria “Caminhão do Ano”. Trata-se do mais importante prêmio voltado à indústria automotiva no país e foi conquistado pelo segundo ano consecutivo pela montadora. Em 2007, a montadora ganhou com o pesado IVECO Stralis.

 

 


IVECO

A Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil etc.


A Iveco emprega mais de 28.000 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, utilizando excelente tecnologia desenvolvida nos centros de pesquisa e desenvolvimento.  Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Mais de 6.000 mil concessionárias e pontos de serviços, distribuídos em 100 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.