Comunicati Stampa

Iveco obtém grandes resultados comerciais com Fórmula Truck
Além do objetivo de posicionar a Scuderia Iveco como equipe de ponta na Fórmula Truck, a Iveco investe maciçamente na competição com vistas no marketing de relacionamento com seus clientes de todo o País. A empresa estreiou na competição no ano passado e, ao longo deste período, mais do que ascender ao pódio com seus caminhões e pilotos, fez de cada prova regional, em conjunto com seus concessionários locais, um grande evento com uma média de mais de 300 convidados em seus “hospitality centers”.


“Quando a Iveco ingressou na Fórmula Truck, em abril de 2008 na etapa de Caruaru (PE), optou por seguir uma lógica comercial que é a de pensar no evento como uma oportunidade para os clientes conferirem de perto a qualidade e a potência dos produtos da marca”, diz Fernando Ribeiro, gerente de marketing da Iveco Latin America. “Com o tempo, observamos que poderíamos criar novas ações que envolvessem não só o público e revendedores, mas também a mídia e políticos”, acrescenta o executivo.


Em relação à  estratégia de estreitar contatos com as autoridades locais de cada etapa, desde janeiro deste ano, a Iveco passou a convidar e a receber os políticos em sua área VIP nos autódromos. O convite tem dado certo. Desde o início da ação, a marca recebeu as autoridades que convidou. Em um horário marcado, a fabricante organiza em sua área VIP uma homenagem ao convidado e abre o espaço para toda a imprensa, que estiver no local, participar. “Com isso, acabamos conquistando um espaço a mais nos veículos de comunicação da região, gerando uma exposição gratuita de mídia e colhendo uma massificação da marca Iveco”, afirma Ribeiro.


A estratégia de comunicação da Iveco no campeonato tem gerado importantes resultados comerciais para a marca. “São muitos os negócios que se iniciam e se concretizam nas etapas da Fórmula Truck. Depois de toda prova, há sempre um cliente interessado em fechar um pedido de compra ou finalizar uma aquisição que já vinha sendo negociada, face ao encantamento com a marca durante a competição”, ressalta Ribeiro.


Embora a ação demande investimentos elevados, o retorno para a marca é mais que compensador. “O fato da competição acontecer em todas as regiões do País e reunir em média 40 mil pessoas por etapa, torna nossa estratégia de marketing vencedora. Se somarmos a isso a exposição da marca nos veículos de comunicação locais e a oportunidade de relacionamento direto com mais três mil convidados por temporada, o sucesso é garantido”.


Um exemplo deste sucesso é o troféu de melhor equipe na etapa paulista do ano passado, conquistado pela beleza da sua área vip, boxes, organização e cuidado. O próprio motorhome da Scuderia Iveco, com sua cor vermelho Ferrari por si só, já chama a atenção por onde passa, fazendo muito bem o papel de outdoor móvel. Durante as provas, o motorhome transporta carga de 30 mil quilos. O peso deve-se aos caminhões de corrida Iveco Stralis de números 55 e 88 dos pilotos Adilson Cajuru e Beto Monteiro, respectivamente, bem como dos equipamentos reservas como motor, ferramentas, peças, pneus de chuva, câmbio, várias relações de diferencial e sistemas de freio.


Outra conquista relevante com a participação na Fórmula Truck é o fortalecimento das relações da Rede de Concessionárias e seus clientes. “Os revendedores abraçaram a ideia de levá-los para o autódromo desde a estreia da montadora na competição. O objetivo sempre foi o de impactar o público com a beleza de nosso HC (Hospitality Center – área de acolhimento), a força dos veículos da Iveco e a garra de seus pilotos. Nossa área vip nos autódromos tem sido uma das mais animadas e freqüentadas durante as provas”, diz Ribeiro.


Mas não é  só no quesito comunicação que a montadora evolui dentro do campeonato. A Scuderia Iveco tem apresentado desempenho superior prova a prova. Fruto da dedicação conjunta da equipe de mecânicos, técnicos, engenheiros e pilotos que hoje conduzem os caminhões da marca Stralis. Para alcançar bons resultados na etapa de São Paulo, conhecida como uma das mais concorridas, e que a imprensa dá mais ênfase, a Scuderia Iveco esteve na última quinta-feira em Curitiba (PR) realizando teste em seus caminhões.
 

Próxima etapa

A quinta etapa da categoria acontece nesse final de semana no autódromo de Interlagos. O valor do ingresso é de 25 reais e os pontos de vendas já estão no site. A largada será às 14 horas e a Band mostra a corrida ao vivo para todo Brasil.


Visite a seção da Fórmula Truck no site oficial da Iveco no Brasil: www.iveco.com.br

 

Site oficial do Fórmula Truck: www.formulatruck.com.br

 

Mais informações:

MM EDITORIAL
Marta de Souza
marta@mmeditorial.com.br
Fernanda Chiossi
fernanda@mmeditorial.com.br
(11) 2941-7568