​Veículos em fim de vida

Veículos IVECO afetados: 

M1 (Veículos de passageiros de até 9 lugares, incluindo condutor).

N1 (Veículos de mercadorias com Peso Máximo Total Autorizado não superior a 3500 kg).

A União Europeia elaborou a Diretiva 2000/53/CE com o objetivo de reduzir o impacto do meio ambiente dos veículos no final da sua vida útil, promovendo a prevenção relativa à produção de resíduos e contribuindo para a proteção, a conservação e a melhoria da qualidade do meio ambiente. Com este objetivo, a Diretiva estabelece determinados critérios a que o fabricante se deve adequar dentro dos prazos estabelecidos.

Com o objetivo de evitar a produção de resíduos nocivos para o meio ambiente, os fabricantes, em colaboração com os produtores de materiais e equipamentos, envolveram-se na definição dos materiais utilizados na fabricação de veículos novos. A normativa prevê que, a partir de 2015, de entre os veículos afetados, se possa recuperar 95% do seu peso médio. A IVECO, antecipando-se a estas medidas, orgulha-se de oferecer aos seus clientes um produto cuja percentagem de recuperação está já muito próxima do limite imposto.

Adicionalmente, a normativa sobre veículos em final da sua vida útil – que entrou em vigor em Portugal com o Decreto-Lei nº. 196/2003, de 23 de Agosto, como transposição da Diretiva Europeia (2000/53/EC) – prevê que todos os fabricantes e importadores de veículos novos recolham um número equivalente de veículos no final da sua vida útil ao número de veículos introduzidos no mercado, garantindo um tratamento respeitoso para com o meio ambiente. Estes veículos, para ser aptos, deverão conter os elementos essenciais como o motor, a transmissão, a carroçaria, as centralinas eletrónicas e o catalisador e carecer de resíduos adicionais.

Que deve fazer o proprietário de um veículo que tenha chegado ao final da sua vida útil para o entregar para abate?

O titular é responsável pela sua entrega num centro de abate autorizado (centro autorizado de tratamento “CAT” ou, em seu lugar, numa instalação de receção.)

O cliente pode deslocar-se à Rede de Concessionários IVECO para aí receber indicações com respeito ao centro de abate autorizado que se situe mais perto.

Web Part Error: A Web Part or Web Form Control on this Page cannot be displayed or imported. The type could not be found or it is not registered as safe. Correlation ID: 95262e9e-598f-8089-73e1-a930b3092de0.
Web Part Error: A Web Part or Web Form Control on this Page cannot be displayed or imported. The type could not be found or it is not registered as safe. Correlation ID: 95262e9e-598f-8089-73e1-a930b3092de0.