Comunicati Stampa

Sempre Um Papo e Iveco lançam série de dez palestras em Sete Lagoas
O Sempre Um Papo chega a Sete Lagoas por meio de uma parceria entre a Iveco, a Secretaria Municipal de Cultura, a Prefeitura da cidade e o Unifemm – Centro Universitário de Sete Lagoas. Serão dez eventos ao longo de 2009, sempre com entrada gratuita, com temas que tratam de responsabilidade social, a importância do esporte na formação do indivíduo, empreendedorismo, saúde, família, limite para pais e filhos, sustentabilidade e outros.
 

Para abrir a série, o convidado é o rapper, escritor, roteirista e documentarista MV Bill, abordando o tema “Crescendo Sem Drogas”, no dia 30 de junho, terça-feira, às 19h30, no auditório Dr. Marcelo Vianna – localizado na Unifemm (Av. Marechal Castelo Branco, 2.765 – Bairro Santo Antônio.
 

A próxima convidada é a jornalista e escritora Leila Ferreira, com o tema “É Conversando Que a Gente se Entende: a Importância da Comunicação nas Relações Interpessoais”, no dia 05 de agosto.
    

MV Bill

O rapper e escritor MV Bill (foto) é o primeiro convidado, abordando o tema “Crescendo Sem Drogas”, no dia 30 de junho
 
O Sempre um Papo integra as ações do programa de sustentabilidade da Iveco Próximo Passo, em que pratica ações de curto e longo prazo para fortalecimento da cidadania e sustentabilidade nas comunidades próximas à fábrica. “Conversar é sempre o melhor caminho para uma vida saudável e feliz. Através desta parceria com o Sempre Um Papo, teremos a oportunidade de debater temas muito importantes para o cotidiano das famílias de Sete Lagoas. A Iveco deseja contribuir com o desenvolvimento, a formação educacional e social das pessoas”, afirma a analista de comunicação e coordenadora do Próximo Passo, Júnea Sá Fortes.
 

MV Bill nasceu e vive na periferia do Rio de Janeiro, na Cidade de Deus. No encontro, ele conversa com o público sobre assuntos de seus três livros. “Falcão - Mulheres e o Tráfico”, de 2007, que é a continuação de um projeto pioneiro que resultou no documentário e no livro “Falcão - Meninos do Tráfico”, lançado em 2006. Trabalhando em favelas de todo o Brasil com meninos envolvidos no tráfico de drogas, os autores MV Bill e Celso Athayde descobriram que a vida desses "falcões" estava visceralmente ligada à trajetória de suas mães, filhas, irmãs, amigas, esposas e namoradas. Em “Falcão - Mulheres e o Tráfico”, os autores contam histórias de mulheres de diferentes idades, valores e projetos de vida, que, de alguma maneira passaram a interagir e a integrar a indústria do tráfico de drogas. São relatos emocionados de mães que perderam filhos ainda jovens, de mulheres embrutecidas pela violência e que passam a comandar o tráfico com mão-de-ferro, de tristes prostitutas que se vendem por um punhado de drogas, dentre outras. “Cabeça de Porco”, de 2005, que além dos dois autores tem a parceria do antropólogo Luiz Eduardo Soares, é o resultado de um trabalho de sete anos, com entrevistas e filmagens em favelas de nove estados brasileiros sobre crianças e jovens que vivem no mundo do crime, suas razões e a dimensão humana de suas vidas. A esta pesquisa original, relatada com a emoção de quem assistiu de perto a situações perigosas, se associam um conjunto de registros etnográficos sobre juventude, violência e polícia.


MV Bill, nascido no Rio de Janeiro, é escritor, compositor, arranjador, documentarista e roteirista. Sua atuação não se limita ao setor cultural e artístico. Ele também transita pela política e pelos movimentos negro e social. Seu desempenho nesses segmentos o levou a receber o Prêmio Unesco - Categoria Juventude, o Prêmio de Direitos Humanos, concedido pelo Ministério da Justiça, o Prêmio Cidadão do Mundo, pela ONU, e o Prêmio Wladimir Herzog, do Sindicato de Jornalistas de São Paulo.

 

Sempre Um Papo

O “Sempre Um Papo”, criado pelo jornalista mineiro Afonso Borges, há 23 anos, é considerado um dos mais respeitados projetos de incentivo à leitura do Brasil. Atualmente, abrange 27 cidades, em oito estados, além do Distrito Federal. Contabiliza mais de dois mil eventos realizados, com a presença de mais de um milhão de pessoas. O formato do evento é prático e dinâmico. No palco, é montado um ambiente com duas poltronas, uma mesa de centro e um painel com o cenário. Em cena, um apresentador entrevista o escritor sobre sua vida e seus livros e a plateia participa com comentários e perguntas. O bate-papo tem duração média de 1 hora e 30 minutos, seguida de uma sessão de autógrafos com o escritor convidado. Além de promover encontros entre o escritor e o público, o projeto adota e qualifica bibliotecas comunitárias e produz DVD’s educativos que são distribuídos para escolas. Os melhores encontros são exibidos semanalmente pela TV Câmara e informações sobre literatura são divulgadas na Rádio Guarani e site do projeto, www.sempreumpapo.com.br.
 

Serviço

Sempre Um Papo com MV Bill em Sete Lagoas
Dia 30 de junho, terça-feira, às 19h30
Local: auditório Dr. Marcelo Vianna - Unifemm - (Av. Marechal Castelo Branco, 2.765 – Bairro Santo Antônio) – Tel: (31) 2106.2106
Informações para o público: (31) 3261-1501 – www.sempreumpapo.com.br