Comunicati Stampa

Iveco Daily Elétrico é o "Destaque Tecnológico” do Congresso Sae Brasil 2009
O caminhão leve Iveco Daily Elétrico ganhou o prêmio “Destaque Tecnológico do Congresso SAE Brasil 2009”. Desenvolvido em conjunto pela Iveco e Itaipu Binacional, trata-se do primeiro veículo de carga movido a energia limpa e renovável da América Latina. A entrega do trofeu à montadora aconteceu no dia 8, às 20h, durante encerramento do evento, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O modelo Iveco foi escolhido por um comitê de doze engenheiros membros da SAE que visitaram os estandes das 65 empresas participantes da Mostra de Engenharia do 18º Congresso SAE Brasil para conhecer e avaliar as novidades apresentadas no quesito tecnologia.

“A Iveco é uma das líderes mundiais no campo do transporte sustentável”, explica Renato Mastrobuono, diretor de desenvolvimento de Produto da Iveco Latin America. “O Daily Elétrico é um exemplo das muitas oportunidades que já utilizamos hoje, como o caminhão híbrido diesel-elétrico, os caminhões a gás natural etc”. Segundo Mastrobuono, todas estas tecnologias serão apresentadas na FENATRAN, que começa dia 25 no Anhembi, em São Paulo.

Derivado da versão de linha 55C16 chassi cabine dupla, o protótipo Daily 55C/E usa três baterias Zebra de última geração e tem autonomia de 100 km com uma carga de oito horas. Em março de 2010, o modelo será produzido para a Itaipu Binacional e empresas parceiras no projeto do veículo elétrico, como Cemig, Ande, Copel e Light.