​Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores

 

O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) foi criado em 1986 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) como uma forma de controle da qualidade do ar nos centros urbanos. Ele é uma adaptação das metodologias internacionais às necessidades brasileiras, como o Euro V, que já está em vigor na Europa e representa a quinta etapa de diminuição progressiva de emissão de gases.

No Brasil, a diminuição dos níveis de emissão permitidos vem sendo implantada gradativamente através do Proconve desde a sua primeira versão. Ele garante que todos os lançamentos de novos veículos e motores nacionais e importados funcionem dentro dos limites de emissões permitidos. Todas as emissões de escapamento são testadas, quantificadas e comparadas rigidamente aos limites. 

 
 
Esta é a sétima fase do Proconve e prevê uma diminuição significativa nos níveis de emissões permitidos para a linha de veículos pesados produzidos a partir de 1º de janeiro de 2012.

Na Iveco, todos os testes necessários foram feitos para garantir que a tecnologia que atende ao Proconve P7/ Euro V funcione perfeitamente, assim como já funciona na Europa desde 1º de setembro de 2009. Toda a nova geração de caminhões Iveco, batizada ECOLINE, conta com um sistema que trata os gases de exaustão. Ou seja, antes de serem lançados à atmosfera, os gases poluentes são convertidos em gases menos danosos ao meio ambiente e à saúde humana.